domingo, 30 de agosto de 2009

Retratos de um bar



Como disse Nelson Rodrigues: ‘’O boteco é ressoante como uma concha marinha. Todas as vozes Brasileiras passam por ele’’.
O Boteco é um lugar ‘’tosco’’, mas sempre reúne pessoas, felizes ou não, e de uma coisa não devemos duvidar, ele realmente faz parte de nossas vidas!
Certa vez em um deles, dos mais movimentados, na mesa de quatro ou cinco garotas (não lembro bem) não era preciso emitir som algum, pois a felicidade dos rostos denunciava toda a alegria. De outro lado, um grupo de empresários, todos com idades acima dos 40 (aparentemente), apresentava em seus semblantes uma expressão diferente da primeira mesa, e não era pela idade, talvez fosse pela experiência de vida. Enquanto elas começavam a vida, eles já tinham muito pra contar. As feições de uns são visíveis, as de outros, misteriosas.
No boteco é possível discutir milhares de coisas, nesta questão o gênero faz alguma diferença, as mesas dos botecos se transformam em palco. O repertorio é sortido. Reunir pessoas com gostos semelhantes é a premissa da mesa, do bar e da bebida. O papo pode ser o interesse em mídia, propagandas engraçadas ou sem muita criatividade, pós-modernidade (aceito essa condição), Chico Buarque ou sustentabilidade, ainda existem pessoas que apreciam experimentar gostos diferentes... Mas deixemos isso para lá.
Afinal a vida é como ela é expressa muitas das vezes nas letras de um tópico do MSN, ou de uma comunidade do Orkut ou twitter (Homenagem a Muniz). Altas, baixinhas, morenas, loiras, ruivas com tatuagem ou sem, sofrendo de amor, crise, universidade e trabalho. Essas são as vozes Brasileiras, e estão todas na nossa mesa. Você tem alguma dúvida que todas as vozes passam por lá? Então que tal irmos lá na próxima semana menina(o)?

4 comentários:

  1. Cara, conseguistes resumir o verdadeiro sentido de um boteco com sabias palavras.
    PS.: quando for a um me chame. =)

    ResponderExcluir
  2. A experiência sociologica faz o sujeito compreender o real sentindo do processo da sociedade.
    Como diz seu amigo ou (?)conseguistes resumir o verdadeiro sentindo de um boteco com belissímas palavras,mas o fato que não quer calar, a mesa ao lado tinha a pesquisadora?

    ResponderExcluir
  3. Grande RÕmulo.

    Sua opinião é importante.Obrigada.

    Cara Rilvanda..

    O que seria do pesquisador sem o campo.

    Marcelo :

    Como disse a cara Rilvanda.
    Parece que minha mesa estava atrás dessa.

    ResponderExcluir