quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A terra da cachaça deixou de ser da cachaça.E agora?

Essa semana que passou foi inaugurada a Delegacia de Abaetetuba (depois do fático episódio da adolescente de 15 anos presa em uma cela com vários homens).

Pergunto-me.

Se não fosse por esse triste fato, será que a delegacia passaria por uma reforma?Ou ficaria aquele mesmo prédio?Mas independente do fato, a reforma aconteceu, e parece que a Governadora do Estado não mediu esforços e dinheiro para construí a imagem... "que é fundamental para atingir a opinião pública” (Kunsch).Já para as eleições 2010, será? Mas antes de fazer especulações é necessário doar créditos para a “pequena’’ cidade e reconhecer que a hora de melhorar a infraestrutura é uma obrigação.

Créditos à Abaetetuba

Uma diversidade de características marca a cidade de Abaetetuba o que lhe imprime contorno e ritmos únicos. A imagem da cidade é composta de inúmeros traços, linha, cores, sinais gráfico, sons, sotaques, letras, roupas, cheiros, frases, massa, volume movimento etc.
É o lugar onde se convive as relações digamos “capitalista”, o pistolão, religião com ciência; religião com política, e em relação a termos de espaço físico, centros comerciais construídos com ajuda da economia ”capitalista” abaetetubense ganha visibilidade, avenidas, praçinhas, e arquitetura tradicional agora está cedendo espaço para o ultra-moderno.As praças aos poucos desaparecem do seu lugar de origem e acomoda um prédio comercial.
Abaetetuba é o lugar onde convivem pobres x ricos, velhos x jovens, mendigos x doutores, católicos x Protestantes, ateus x macumbeiros, o empresário x funcionários, operários x ladrão, malandro x traficantes. A cidade tem até uma natureza criada pela cultura, praças e jardins, por exemplo, são criações que somente o homem permite. Tudo isto, é a cidade. Não diferente das outras, mas em uma auto-explicação posso diferenciá-la.
Com mais de 130mil habitantes Abaetetuba já foi conhecida por vários adjetivos, e cabe frisar, merecedores. Mas isso pouco importa, a mídia sempre ganha ao fazer relevante o ponto negativo. E pior que isso, a público está absorvendo apenas essa mensagem.

Vamos ao “negativo”


“Esse rio é minha rua,
minha e tua mururé,
piso no peito da lua,
deito no chão da maré”
(Paul André e Ruy Barata )


Ela já foi conhecida como a medelin paraense, a posição estratégica nos vários rios que sofre influencia do mar, em especial oceano Atlântico, a tornaram em uma subcapital do contrabando (temos anteriores?). Eu considero que este item esteja reprimido, camuflado, e não visivelmente como em outros anos, até mesmo devido as políticas públicas e sociais presente e integrada na sociedade local.
Teve de um lado sua fase sandália japonesa, do uísque e do perfume. De outro, o cigarro e cocaína. E tudo era tão solto, que as transações eram fechadas em praça pública, ruas em horários soturnos passavam ser o local adequado para fechamento de negócios (a cidade fecha para o almoço)
Aí, lembro-me do ‘’godfather” citado pelo jornal pessoal de Lúcio Flávio em um artigo sobre mais um de seus escândalos na cidade( menina presa em uma cela com uma quantia de homens).Bom..acredito , que o “ godfather” mencionado pelo autor já não exista , ou caso ao contrário, o mesmo não quer ser mais o “ ESTADO” dentro da cidade.

Os positivos?

Então vamos recordar as heranças históricas deixadas pela cultura da cana- de –açúcar, que consagrou e legitimou a cidade como terra da cachaça. Cultura essa, que inspirou Ruy Barata.

“Rio abaixo, rio acima,
minha sina cana é,
só em falá da mardita
me alembri de Abaeté”

A cena é outra. Agora a cidade apenas curte as tristes e amargas lembranças de uma época, que vive tentando fazer funcionar somente um engenho. O momento agora é representado pelo Miriti ganhando símbolos como forma de acolhimento cultural, e a partir desse foco a cidade deixou de ser o centro da comercialização da cachaça e passou a ter um conteúdo diferente para os olhos da mídia (escândalos e miriti). E agora é a capital mundial do brinquedo de miriti.
Mas não paramos....a cidade tem outra bebida originalmente Abaetetubense: O guaraná Amazônia.

Pontos de diversão.

Os igarapés desde os mais antigos como o saudoso zinco, até os criados para satisfazer o público visitante da cidade.
Que aventura? Então pegue um barco e atravesse a cidade em busca de um bar barco que oferece realmente a culinária local. O quê?Achou estranho?Não se assuste, por que o Bar Panacarica é pouco conhecido entre os habitantes da cidade, é isso significa que para aquele que preferem lugar tranquilo, é o caminho certo de um almoço de domingo, e como se não bastasse
No final da tarde também é possível encontrar o contraste do tradicional e moderno na comercialização do açaí no trapiche da cidade. Elas sem duvidas são geradoras do desenvolvimento da industrialização capitalista que ocorrem nas capitais. E o que para ribeirinhos?
Será portanto, que a cidade não merecia muito mais?

Um comentário:

  1. Cara amiga

    Fiquei emocionado com o texto,fizeste eclodir uma saudade dos velhos tempos.E menina garanto à você que essa city merece muito mais.Enquanto isso, vamos olhar de longe o (re)surgimento da fenix.( muito gay isso)mas é a externanilzação de um sentimento causado por você.

    ResponderExcluir