segunda-feira, 12 de outubro de 2009

A luz do sol

Deus está aqui neste momento
Tua presença é real em meu viver
Entregua tua vida e teus problemas

Adorações e Adoradores



Tem uma essência interessante no mês de outubro.
A cidade da Amazônia possui no mês de outubro uma essência particular dos Paraenses, alias, essência que desde cedo é passada para as criança nas escolas, centro comunitários, catequese e outras instituições. A história que segue é: Plácido, o caboclo, que descobre e leva a imagem dantes desconhecida para sua casa, depois de algum tempo (não sei quanto) a mesma desaparece, por questões que também não sei, mas que volta para as mãos de Plácido.
O relato serviu como apoio para a realização da maior festa católica-critã do planeta: conhecido como círio de Nazaré (exagero?). Pode até ser, mas meus olhos ainda não viram diferente manifestação.

Ainda que vier noites traiçoeiras
Se a cruz pesada for, Deus estará contigo
O mundo pode até fazer alguém chorar
Mas Deus te quer sorrindo


Na realidade não fiz primeira comunhão, crisma e outras coisas de igreja....A amiga Paty, que é professora dos ensinamentos cristão -católico fica indignada comigo( perdão ), mas mesmo não fazendo os rituais católicos . Os anos que passei estudando em colégio de educação católica me ensinaram a encontrar beleza nesse espetáculo.

Seja qual for o teu problema
Fala com Deus, Ele te ajudará a vencer
Transformando a dor em alegria

Penso que a imagem que eles vêem como “ símbolo” sagrado , eram os mesmo no tempo de Moises, que na ausência do seu líder criaram uma imagem para centralizar ou representar a sua fé , e a partir daí a cidade ganha um foco diferente.Então nessas alturas o valor simbólico é quase que indescritível .


Ele é o autor da fé princípio e o fim em todos os momentos


Não tenho simpatias por religiões (repito) por vários motivos, que dariam livros.
Mas os rituais e as representações simbólicas me passam um encantamento, e acabo absorvendo uma emoção com a fé das pessoas. E quanto mais perto você está da movimentação maior é sua admiração.
Assim é a mais heterogênea procissão do mundo comove ateus e agnósticos.

Um comentário:

  1. És a única mulher

    capaz de entender um homem ateu.

    ( sem comentários)e a música eim?

    daqui a pouco te encontro nos encontros do Padre Fábio de Melo, mas para quer?Beleza ou oratória.até sei...
    saudades menina

    ResponderExcluir