sexta-feira, 11 de março de 2011

Carnaval de Abaetetuba 2011


Ao contrário da festa oficial, o carnaval era o triunfo de uma espécie de liberação temporária da verdade dominante e do regime vigente, de abolição provisória de todas as relações hierárquicas, privilégios, regras e tabus.
Bakhtin



       Abaetetuba consolidou seu carnaval com os blocos Hyabadabadu, Kamaka, Pânico na Folia e Tracuá, além do tradicional bloco do sujo.
                 I.            O bloco Hyabadabadu foi a sensação do carnaval por trazer as manifestações culturais locais – como a lenda da cobra grande e o arteato Artesanato de miriti - para a festa popular. O que ganhou visibilidade na mídia. Com matérias nos jornais O liberal, Diário do Pará e SBT Pará. Interessante foi o levantamento que o jornalista Naldo Araújo levantou em seu blog, dizia ele: “QUANDO É PRÁ FALAR de desgraça, os coleguinhas da grande imprensa da capital correm prá cá pra Abaetetuba”. Que ficou indignado com a atenção dada ao carnaval que foi considerado o terceiro maior do Estado, perdendo apenas para Belém e Vígia. Que preferiu cobrir os carnavais de outros municípios como Ourém, Cametá e São Caetano de Odivelas.Veja abaixo a matéria exibida pelo programa Barra Pesada / RBA.





              II.            O bloco Kamaka mostrou aos seus três mil brincantes, que “santo de casa faz milagres” com a banda Styllus Show fazendo a alegria da moçada.
           III.            O pânico na Folia, que não é considerado o de ponta como Kamaka e Hyabadabadu, foi a revelação da noite com um público que parecia mais torcedores do Corinthians do que foliões.
           IV.            Tracuá faz aquele estilo de bloco de amigos, mas que também não deixou a desejar.

        O bloco do Fernadão, ou, do sujo (“Neste bloco o cordão de isolamento dos integrantes é feito de cuecas, arrancadas dos participantes durante o trajeto do bloco pelas ruas da cidade, a cena provoca uma explosão de risos aos moradores e visitantes. Ao final do percurso o corpo de bombeiro espera pelos foliões a fim de dar o “banho” na galera suja) arrastou quatro mil pessoas nas ruas da cidade, e quem comandou a festa foi a banda local Styllus Show.
        Pelas estatísticas do Comando da Policia Militar da cidade o carnaval atraiu 80 mil pessoas, e o comprovou a solidez do carnaval da cidade. Depois do sucesso de 2011 a prefeitura e outros órgãos discutem mudanças e organizações para 2012 nos aspectos hoteleiros, organização de trânsito e a questão da limpeza da cidade durante e depois da festa.  


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário